Visando oferecer uma linguagem fácil e acessível entre o operador do direito e os técnicos encarregados pela emissão, expedição, distribuição, gerenciamento, identificação e cadastramento de usuários de certificados digitais, a Comissão de Ciência e Tecnologia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção de São Paulo, elaborou o presente trabalho que, passo a passo, permitirá a compreensão e uso de certificados digitais.

O material a respeito do assunto é vasto - porém por demais técnico e fragmentado. E o operador do direito, dada a exiguidade de seu tempo, precisa dispensar a compilação do material e partir diretamente para a prática; ele precisa de um manual que o leve diretamente ao assunto - de forma clara, objetiva, simples e que, de preferência, possua parte prática para a sua própria experimentação.

Assim, longe de esgotar o assunto, este manual de orientação permite dar os primeiros passos na longa caminhada da certificação digital: ele foi elaborado com parte de material confeccionado pela própria Comissão de Ciência e Tecnologia da OABSP e parte com material compilado de outros sítios eletrônicos especializados ou próprios da entidade. Esta técnica permitirá que o operador do direito desenvolva, na prática, sua própria forma de pesquisa e trabalho.

Por fim o presente manual foi desenvolvido de forma sustentável, isto é, ele pode ser acessado através de qualquer navegador e sistema operacional, inclusive smartphones e tablets, e será constantemente atualizado. Então, boa sorte a todos

Vitor Hugo D. Freitas

Conselheiro Secional

Comissão de Ciência e Tecnologia

Presidente

Desenvolvido pelaComissão de Ciência e Tecnologia da OABSP- 2013