Assinando digitalmente
Conecte-se na Internet e siga os passos descritos neste tutorial para assinar digitalmente um documento.
1. Instalação dos requisitos necessários:
1.1 Instale corretamente o seu certificado digital no computador;
1.2 Descarregue e instale o programa Assinador Livre do TJRJ;
1.3 Descarregue e instale o programa PDFCreator;
1.4 Descarregue e instale o programa Adobe Reader;
2. Insira o seu smartcard ou token no computador.
3. Crie uma nova pasta chamada Assinatura digital. Nesta pasta serão armazenados os documentos assinados digitalmente.
4. Execute seu processador de texto e elabore um pequeno documento. Salve-o na pasta Assinatura digital.
5. Converta o documento para o formato .pdf com o PDFCreator.
6. Salve o documento na pasta Assinatura digital,.
7. Execute o programa Assinador Livre.
8. Na caixa Arquivo de Entrada, clique no ícone de pesquisar
9. Localize o arquivo .pdf salvo anteriormente e clique no botão Abrir
10. Por padrão o arquivo de saída será armazenado na mesma pasta onde o arquivo original no formato .pdf se encontra armazenado. Nas caixas Motivo e Local insira algum comentário. Clique no botão Assinar.
11. Após alguns segundos surgirá a tela de logon do smartcard ou do token. Insira sua senha e clique no botão OK.
12. O documento se encontra assinado digitalmente e foi armazenado na pasta Assinarura digital. Clique no botão Sim para abrir o arquivo .pdf assinado.
13. O programa Adobe Reader será executado e informará que o documento se encontra assinado e que a assinatura digital é válida.
14. Com o Adobe Reader aberto, clique na caixa Painel de Assinaturas. Explore todas as informações sobre o certificado e assinatura digital.
Obs.: Caso o Adobe Reader informe que a assinatura digital é inválida, será necessário configurar a validação de assinaturas no Painel de Assinaturas do Adobe. Consulte o manual.
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