Certificado digital - autenticidade

A autenticidade está ligada à autoria de um documento. No plano físico, a autenticidade de um documento em papel pode ser facilmente constatada através, por exemplo, do reconhecimento da assinatura no Tabelionato competente.

No mundo virtual a autenticidade de um documento eletrônico decorre na forma como são utilizadas as chaves criptográficas (pública e privada): (a) a mensagem a ser enviada deve ser cifrada (criptografa) com a chave privada do remetente; (b) ao receber a mensagem o destinatário deverá decrifá-la (descriptografar) utilizando a chave pública do remetente. Como se observa, este processo é o inverso daquele utilizado na confidencialidade.

De fato como a chave privada (que será utilizada para a cifragem da mensagem) é de conhecimento único e exclusivo do remetente e considerando que a decifragem somente poderá ocorrer com a utilização de sua chave pública, conclui-se que a mensagem seja autentica.

Para se obter tanto a autenticidade quanto a confidencialidade é necessário combinar dois métodos: a criptografia com a assinatura digital - esta que se utiliza da função Hashing oferecendo integridade confiável ao documento ou mensagem.

Remetente envia mensagem ou informação ao destinatário (autenticidade)
Remetente   Destinatário
CIFRA a mensagem com sua chave privada   DECIFRA a mensagem com a chave pública do remetente

Desenvolvido pelaComissão de Ciência e Tecnologia da OABSP- 2013