Clipping Jur

Clipping Jur


OAB/SP-Notícia- OAB SP solicita ao INSS medidas efetivas para evitar aglomerações e filas.

Instalação de tokens nas agências do INSS visa facilitar atendimento aos beneficiários

A Ordem dos Advogados do Brasil Secional São Paulo, por meio da Comissão de Direito Previdenciário, solicitou providências urgentes ao Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, quanto a adoção de medidas efetivas na prestação dos serviços à sociedade a fim de evitar aglomerações desnecessárias em filas do lado de fora do instituto, sugerindo a instalação de tokens nas agências do INSS.

Reafirmando a importância do essencial serviço prestado pelo INSS aos brasileiros, principalmente aqueles em situação de vulnerabilidade, a OAB SP relata em ofício ao Presidente do instituto, Leonardo José Rolim Guimarães, que muitas vezes tem observado a população em situações degradantes no aguardo do atendimento em agências do INSS por todo país.

Lembrando que uma camada significativa da sociedade não tem acesso à internet ou familiaridade com sistemas digitais, a OAB SP afirma que seria oportuno a instalação de tokens nas agências com o objetivo de facilitar o atendimento aos beneficiários de modo a serem “orientados a baixar o app Meu INSS, a cadastrar senhas ou acessar outros serviços disponíveis, sem que seja necessário retirar senha ou aguardar atendimento presencial”.

No dia 30 de junho, em resposta a solicitação, o INSS, por meio do Superintendente Regional, Edson Akio Yamada, informou que está em andamento um projeto piloto de autoatendimento disponibilizado aos segurados durante o horário de atendimento das unidades.

A experiência terá duração de 6 meses, podendo ser prorrogada pela administração. Após o final do prazo “será elaborado relatório de avaliação da ferramenta para análise de viabilidade, melhoria e expansão do serviço a todas as unidades do INSS”, concluiu.

https://jornaldaadvocacia.oabsp.org.br/noticias/oab-sp-solicita-ao-inss-medidas-efetivas-para-evitar-aglomeracoes-e-filas/



Voltar