Serviços

Clipping Jur

 
CPI aponta indícios de irregularidades em adoções



Por unanimidade, senadores membros da comissão aprovam texto parcial sobre caso de Jundiaí (SP) em que relator afirma que juiz, promotora e funcionários da Justiça podem ter praticado crimes

A CPI do Judiciário aprovou por unanimidade ontem o relatório parcial apresentado pelo relator, senador Paulo Souto (PFL-BA), referente às suspeitas de irregularidades que teriam sido cometidas nas adoções internacionais de crianças em Jundiaí (SP). Na conclusão do documento, o relator afirma que o juiz Luiz Beethoven Giffoni Ferreira (ex-titular da Vara da Infância e do Adolescente do município), a promotora Inês Makwski de Oliveira Bicudo, que atuava no fórum da cidade, comissários de menores e serventuários da Justiça podem ter cometido delitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código Penal. O relatório será encaminhado ao Ministério Público, que poderá oferecer denúncia contra os envolvidos.

De acordo com o texto aprovado pela CPI, há indícios de que Beethoven, a promotora e os demais envolvidos tenham infringido o artigo 239 do ECA, que proíbe a promoção ou auxílio à efetivação de ato destinado ao envio de menores para o exterior com a inobservância das formalidades legais, ou para obter lucro.

O relator observou que, apesar de a CPI não dispor ainda dos documentos completos referentes à transferência do sigilo bancário e fiscal de Luiz Beethoven, não foi constatado até o momento que o juiz tenha recebido qualquer benefício material para facilitar as adoções das crianças para casais do exterior:

– A lei não exige a comprovação de recebimento de propina, basta tão-somente a inobservância das formalidade legais. Se, além disso, ainda ficar comprovada a intenção ou a obtenção de lucro, a pena aplicada será maior – explicou Paulo Souto.

Conforme o relator, há também indícios da associação de várias pessoas – "magistrado, promotora, serventuários e comissários de menores" – para execução de atos penalmente reprováveis, o que sugere, na análise de Paulo Souto, a prática do crime de formação de quadrilha ou bando, como previsto no art. 288 do Código Penal.

O senador ainda levantou a possibilidade de terem sido praticados, pelos comissários, outros delitos, tais como falso testemunho e falsidade ideológica, durante os processos de destituição de pátrio-poder. Além disso, o relatório sustenta a possibilidade da promotora Inês Bicudo ter violado o dispositivo do ECA que pune subtração de menor em poder de quem o tem sob sua guarda.

Texto inclui sugestões

Entre as sugestões apresentadas no relatório parcial aprovado ontem pela CPI está o estabelecimento de um mecanismo que torne obrigatória a apreciação de todos os processos de adoção internacional de crianças também pelos tribunais de Justiça de cada estado, não ficando a decisão apenas no âmbito da Vara da Infância.

Paulo Souto também defendeu a criação de um mecanismo de confirmação da adoção no país de destino, e de um controle até a criança atingir a maioridade, que poderá ser feito pelos consulados. O relator informou que até o final dos trabalhos da comissão deverá sugerir modificações na legislação.

Apesar de constar da pauta da reunião de ontem a apreciação de outros dois relatórios, os senadores decidiram adiar o exame dos pareceres sobre os casos de irregularidades no Tribunal Regional de Trabalho do Rio de Janeiro e da falsificação de alvarás de soltura no Tribunal de Justiça do Amazonas. Os dois relatórios serão apresentados pelo relator e discutidos pela comissão amanhã, a partir das 9h.

Relator compara esquema a "linha de produção industrial "

Ao apresentar o relatório parcial, o relator, senador Paulo Souto (PFL-BA) disse que havia uma "linha de produção industrial de adoções". Ele comparou o número de adoções feitas em alguns municípios paulistas para justificar sua afirmação:

– Enquanto em Jundiaí, um município de 550 mil habitantes, houve 484 adoções, sendo 204 internacionais, no período de 1992 a 1997, em Campinas, cidade de 1,134 milhão de habitantes, no mesmo período foram registradas 40 adoções – comparou Paulo Souto.

O relatório aprovado pela CPI, que será encaminhado ao Ministério Público, conclui que o juiz Luiz Beethoven Giffoni Ferreira, ex-titular da Vara da Infância e do Adolescente de Jundiaí, e a promotora Inês Makwski de Oliveira Bicudo, que atuava no fórum do município, podem ter cometido irregularidades nos processos de adoção internacional.

O relator da CPI também apresentou aos senadores sentenças referentes a adoções internacionais com o mesmo teor e textos completamente idênticos, até nos erros de ortografia. Ele concluiu que, apesar de a adoção internacional ser considerada um mecanismo a ser utilizado em último caso, a Vara da Infância e do Adolescente de Jundiaí devia dispor de sentenças prontas em formulários.

Paulo Souto também afirma em seu relatório que vários processos de perda de pátrio-poder por maus tratos dos pais, nas adoções analisados pela CPI, foram deferidos mesmo sem provas. A violação do princípio de ampla defesa e os processos de adoção internacional concluídos sem que fossem observados os prazos legais estipulados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente foram outras irregularidades constatadas pelo relator.

Na opinião do relator Paulo Souto, Luiz Beethoven sozinho não teria poder suficiente para agilizar o grande número de adoções internacionais no município. O senador disse acreditar que o juiz contou com a atuação da promotora Inês Bicudo, além de alguns serventuários de Justiça e comissários de menores.

Para ACM, resultados positivos já são visíveis

Após assistir à aprovação, por unanimidade, do primeiro relatório parcial da CPI do Judiciário, o presidente do Senado, Antonio Carlos Magalhães, elogiou o trabalho da comissão, especialmente do relator, senador Paulo Souto (PFL-BA) e do presidente, senador Ramez Tebet (PMDB-MS). Para Antonio Carlos, os primeiros resultados – sobre as denúncias de irregularidades em adoções internacionais na Vara da Infância e da Adolescência de Jundiaí, São Paulo – demonstram que a CPI do Judiciário deverá ser a comissão de inquérito de resultados mais positivos do Congresso.

Antonio Carlos comentou a falta de controle interno sobre a conduta dos integrantes do Judiciário, apontada no relatório de Paulo Souto. Ele sugeriu modificações na legislação para que os tribunais possam agir mais prontamente em relação a possíveis irregularidades. Além disso, o senador defendeu que o Legislativo tenha um poder maior na fiscalização desses fatos:

– O que nós queríamos com a CPI era acabar com a impunidade e se não fizermos com muito rigor e seriedade esse trabalho não acabaremos com o problema que é a causa de muitos males no país.



Voltar