Page 29

Jornal425_RGB.pmd

Jornal do Advogado – Ano XLII – nº 425 – Março de 2017 SÃO PAULO Moda registra tendência irreversível de vendas on-line Para se adequar à atualidade, a CAASP faz parcerias com lojas que oferecerem descontos especiais à advocacia Clube de Serviços Para indicar um estabelecimento, ligue (11) 3292-4400 ou mande e-mail para clubedeservicos@caasp.org.br Atividade Empresa Endereço Telefone Internet Desconto Agências e operadoras de turismo Mulheres pelo Mundo Rua Girassol, 139 - Cj. 23 - Vila Madalena (11) 2371-3151 www.mulherespelomundo.com.br 2 a 5% Coaching Andriolo Coaching Atendimento exclusivo (11) 94447-2077 www.andriolocoach.com.br 20% Mediação Treinamentos Corporativos Rua Pereira Stéfano, 114 - Cj. 407 - Vila da Saúde (11) 2359-5789 www.mediacaotreinamentos.com.br 15 a 20% Desenvolvimentos de sites Agência BMFw (11) 3181-5044 www.bmfw.com.br 20 a 25% Moda feminina e masculina Rubinella Rua Dr. Veiga Filho, 133 - Higienópolis (11) 3224-6600 www.rubinella.com.br 20% Rubinella Loja Virtual (11) 3224-6600 Acesse o site da CAASP e confira 20% Interior e outros estados Atividade Cidade/Empresa Endereço Telefone Internet Desconto Academia de ginástica e ass. esportiva São J. do Rio Preto-SP – Attivitá Spazio Rua Imperial, 370 - Imperial (17) 3012-3433 www.attivitaspazio.com.br 10 a 40% Educacional Itu-SP – Colégio Nova Geração Rua Massaguaçu, 390 - Jardim Satélite (12) 3937-7373 www.colegiongeracao.com.br 10% Piracicaba-SP – Pecege Rua Alexandre Herculano, 120 - Bloco B - Sala T6 - Vila Monteiro (19) 3371-9072 www.mbauspesalq.com 10 a 25% Entretenimento São Bernardo do Campo-SP – Cidade da Criança Rua Tasman, 301 - Centro (11) 4330-6998 www.cidadedacriancasbc.com.br Desc. exclusivo Idiomas e tradução Atibaia-SP – Red Balloon Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 2.204 - Jardim Paulista (11) 3402-8188 www.redballoon.com.br 10% Sant. do Parnaíba-SP – Survival Languages e Translations Calçada Aldebarã, 152 - Sala 22 - Alphaville (11) 4193-2928 www.survival.com.br 15% Móveis, dec. e utilidades domésticas Altinópolis-SP – Casa e Kids Rua Saudade, 346 - Centro (16) 3665-3522 5 a 15% A relação completa dos parceiros do Clube de Serviços está no site www.caasp.org.br 29 CLUBE DE SERVIÇOS O varejo de moda no Brasil nunca vendeu tanto como nos últimos dez anos. O faturamento quadruplicou, chegando a R$ 140 bilhões em 2013, de acordo com a consultoria Euromonitor Internacional. Nesse período, o mercado brasileiro saiu da décima quarta para a oitava posição entre os maiores do mundo. O atual momento econômico trouxe obstáculos à trajetória de crescimento, mas o mercado se manteve vivo. Inegável a contribuição da tecnologia e da internet para a sobrevivência do setor num cenário de forte retração do consumo. Há 20 anos, ninguém comprava roupas on-line. Hoje, em poucos minutos, e sem sair de casa, pela tela do computador, do smartphone ou do tablet, é possível escolher e comprar todo o guarda-roupa. Nos últimos anos o Clube de Serviços da Caixa de Assistência da Advocacia firmou dezenas de parcerias com lojas virtuais de moda. Entre as quais: Marisa, que oferece 10% de desconto para as compras realizadas pelo hotsite da parceria; Malwee, em que advogados têm 15% de desconto, exceto para produtos em promoções; E-Gravatas, que dá 15% desconto na primeira compra de produto semipronto ou sob medida (os demais produtos contam com 10% de desconto, exceto os que já estejam em promoção). A CAASP possui convênios também com as esportivas Netshoes e Centauro, cujos descontos chegam a 15%. O e-commerce, assim como o varejo tradicional, segue as regras do Código de Defesa do Consumidor. Embora os profissionais considerem que o CDC atende às necessidades de respaldo aos consumidores de comércio eletrônico de maneira geral, a presidência da República baixou o Decreto nº 7.962/2013, conhecido como “Lei do e-commerce”, por especificar alguns tópicos para a atividade. O direito ao arrependimento por compras feitas on-line é um deles. O decreto estabelece ainda que estejam disponíveis aos consumidores informações da empresa – como endereço físico e contato, características do produto ou serviço e discriminação de adicionais aos preços, com fretes e seguros. Além disso, um Projeto de Lei do Senado (PL nº 281/ 2012) quer aperfeiçoar e modernizar o Código de Defesa do Consumidor com um capítulo que trata exclusiva- mente do e-commerce. Este PL foi aprovado pelo Senado e encaminhado à Câmara dos Deputados. Embora esteja submetido ao “Regime de Tramitação Prioritária”, em decorrência dos últimos acontecimentos políticos no país, ainda não foi objeto de deliberação na Câmara. Favorecem também as lojas virtuais de vestuários a relevância que as redes sociais têm adquirido no mercado. Capazes de conectar um grande número de usuários a uma empresa de forma rápida e fácil, tais plataformas oferecem múltiplas oportunidades para impactar positivamente a audiência e servem como termômetro da percepção do consumidor as ações das empresas. Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ruth Joffily ocupa da cadeira de número 40 da Academia Brasileira de fashion Moda. Trilhou um longo caminho no universo . Ex-editora das revistas Desfile e Desfile Coleções, tem seis livros sobre moda publicados. Atua também como professora de história da moda, história da moda no Brasil e produção de moda em escolas como o Instituto Zuzu Angel, no Rio de Janeiro. “Faz tempo que a internet interfere no mercado da moda, desde o surgimento das blogueiras, com o look do dia. Hoje, temos além dos blogs, os sites, o Instagram e o Facebook. A moda está em todos os lugares na internet. A grande rede trouxe um novo jeito de fazer o comércio em geral e de moda, em especial”, afirmou a especialista. Ela ressalta ainda que a internet vende roupas e estilos, assim como as revistas vendiam no passado: “Hoje, a informação na internet supera a informação impressa. Consequentemente, pode haver mais vendas possibilitadas por estes canais do que vendas como havia, no passado recente, via editoriais de moda e via publicidade”. Divulgação REGRAS: O e-commerce, assim como o varejo tradicional, segue o Código de Defesa do Consumidor


Jornal425_RGB.pmd
To see the actual publication please follow the link above