Page 24

Jornal430_web.pmd

Todos comemoraríamos se a realidade da advocacia e de suas instituições representativas descolassem-se do momento econômico e social por que passa o Brasil. A impossibilidade de tal feito, pois somos parte indissociável da sociedade, obriga-nos cada vez mais a condutas tão corajosas quanto responsáveis. Não raro, colegas cobram um novo ciclo expansionista da Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo, a ser concretizado mediante a instalação de mais farmácias, livrarias e consultórios odontológicos. Contra nossa vontade, mas corajosamente, demonstramos nada mais do que responsabilidade quando dizemos não poder atender a alguns pleitos das Subseções, a bem da manutenção do amplo rol de serviços e benefícios oferecidos aos advogados de todo o Estado, principalmente àqueles impedidos de exercer a profissão devido a problemas de saúde. Por duas vezes tive oportunidade de presidir a Subseção de Bragança Paulista da OAB SP, de 1998 a 2003, portanto compreendo as necessidades dos dirigentes locais. Sei da angústia que os acomete quando um pleito é negado e da alegria quando se conquista um avanço estrutural para a advocacia local. De onde me encontro hoje, como membro da diretoria da CAASP, asseguro que a entidade é absolutamente sensível aos anseios de cada uma das Subseções e, na impossibilidade financeira de crescimento físico, esmera-se na manutenção de uma estrutura já ampla, eficiente e descentralizada. A Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo conta com nada menos que 37 sedes regionais, a maioria instalada em época de melhor arrecadação, 197 Espaços CAASP, 52 consultórios odontológicos e mais de 40 farmácias e livrarias distribuídos por todo o Estado de São Paulo. Mantê-los em funcionamento sem perda de qualidade é tarefa de custo elevado não só pelas instalações físicas e pelos materiais e equipamentos exigidos, mas também pela formação e alta capacitação técnica dos profissionais envolvidos. Temos sido exitosos quanto à manutenção da qualidade dos nossos serviços, fruto de uma gestão ousada, mas que não fere suas limitações orçamentárias. Assim demonstram as duas últimas pesquisas de opinião feitas junto aos colegas que frequentam as unidades da Caixa de Assistência, conforme estabelece o Sistema de Gestão da Qualidade / Certificação ISO: 95,5% aprovam os serviços prestados em nossas sedes regionais, enquanto 94,2% aprovam a prestação de serviços em nossa sede. Quanto à aplicação de recursos financeiros, a aprovação é de 90,82% nas regionais e de 90% na sede. O reexame das instalações físicas da CAASP faz parte desse trabalho que prioriza a qualidade. Regionais e Espaços vêm sendo remodelados de modo a adequarem-se às demandas locais. Nesse sentido, clínicas odontológicas cuja procura por parte dos advogados era praticamente inexistente foram fechadas, e os espaços que ocupavam estão sendo readaptados, sempre em sintonia com as proposições da advocacia local. Importante ressaltar que a ausência de serviço odontológico próprio é suprida por uma rede referenciada montada a partir de indicações dos próprios advogados e dirigentes de Ordem da região. A CAASP é a maior entidade assistencial de classe do país, e em tal condição não poderia abdicar dos meios virtuais, que eliminam distâncias para compra de medicamentos e livros. Na loja virtual da Caixa de Assistência, a CAASP Shop (www.caaspshop.com.br), os colegas podem adquirir livros, dermocosméticos e até medicamentos, desde que não exijam prescrição médica, pelos mesmos preços praticados nas farmácias e livrarias da entidade – em qualquer lugar, a qualquer hora. As limitações orçamentárias da Caixa de Assistência, como se vê, não nos limitam a criatividade nem a disposição de interagir com as lideranças da advocacia de todo o Estado. O Clube de Serviços, por exemplo, que amplia ao infinito nosso leque assistencial, aglutinando empresas e serviços que jamais poderiam ser contemplados por estrutura própria, cresce também graças à participação dos colegas, cujas indicações para credenciamento são sempre bem-vindas. A interlocução com a classe é uma das palavras-chave desta gestão na CAASP. Essa união tem gerado frutos para a advocacia, e, unidos, continuaremos a prestar serviços de qualidade aos advogados e seus familiares. UNIÃO E SERVIÇOS DE QUALIDADE NESTES NOVOS TEMPOS “Temos sido exitosos quanto à manutenção da qualidade dos nossos serviços, fruto de uma gestão ousada, mas que não fere suas limitações orçamentárias” PALAVRA DA DIRETORIA 24 Rossano Rossi José Luís da Conceição DIRETOR CAASP


Jornal430_web.pmd
To see the actual publication please follow the link above