Capa
As primeiras
linhas de um
novo capítulo
10 Jornal do Advogado I Fevereiro-2019
À medida que os dias correm em um Brasil sob nova direção e o cidadão – a razão de
ser de Estados Democráticos de Direito – se pergunta qual notícia receberá amanhã, a
advocacia paulista vive novos tempos. O papel da classe é fundamental neste momento
do país, o qual exige entusiasmo para a realização de mudanças necessárias sem que,
para isso, a defesa de conquistas civilizatórias seja atingida. Com o espírito de abrir um
novo capítulo na história da instituição, a diretoria Secional, recém-eleita para o triênio
2019/2021, reuniu mais de 400 dirigentes de Ordem em todo o Estado, no dia 28 de janeiro,
para a primeira reunião administrativa da gestão realizada na capital. O encontro teve
participação do então presidente do Conselho Federal, Claudio Lamachia.
Pilares da administração – descentralização, qualidade, autonomia, transparência e meritocracia
– foram evidenciados em sugestões ali apresentadas. Um dos primeiros passos
da gestão foi dado no mesmo dia, quando o Portal da Transparência da OAB SP, projeto
desenvolvido pelo vice-presidente, Ricardo de Toledo Santos Filho, entrou no ar logo no
início do encontro (leia mais na página 03). Apesar de a instituição não receber recursos
públicos, a diretoria entende que tais práticas reforçam a credibilidade e legitimidade para
que a Ordem reivindique idênticos padrões de, especialmente, órgãos públicos.
“Este será um período em que todos poderão de fato participar da gestão, reconhecendo
respectivas competências, vontades e de modo a contribuir com os trabalhos nas Subseções
e na Secional”, disse Caio Augusto Silva dos Santos, presidente da OAB São Paulo.
“Vamos, no entanto, precisar ser tolerantes, já que pretendemos tomar muitas iniciativas
juntos”. Em meio às diretrizes apresentadas, a continuidade do trabalho iniciado à época
que presidia a Comissão de Assistência Judiciária, quando visitava as Subseções, foi
reafirmada pelo secretário-geral Aislan de Queiroga Trigo, enquanto Margarete de Cássia
Lopes, secretária-geral adjunta, defendeu maior aproximação entre capital e interior. O empoderamento
financeiro das Subseções foi abordado pela diretora-tesoureira, Raquel Preto.
ADMINISTRAÇÃO
CONJUNTA
Sob o olhar atento da
diretoria e dos mais
de 400 presentes na
reunião administrativa,
o presidente Caio
Augusto Silva dos
Santos acentuou que
este será um período
em que todos poderão
de fato participar da
gestão, reconhecendo
respectivas
competências,
vontades e de modo
a contribuir com
os trabalhos nas
Subseções e na
Secional.
José Luís da Conceição
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