Jornal do Advogado – Ano XLIV – nº 446 – Fevereiro de 2019
Jornal do Advogado I Fevereiro-2019 03
SÃO PAULO
Está no ar, o Portal da
Transparência da OAB SP
Em auditório lotado, a nova diretoria da Seção São Paulo da Ordem
dos Advogados do Brasil anunciou, no dia 28 de janeiro, o lançamento
do Portal da Transparência. A ferramenta foi ao ar durante o início da
reunião administrativa entre mais de 400 presidentes de Subseções e
conselheiros Estaduais e Federais da entidade, que ocorreu ao longo
do dia no Teatro Renault, próximo à sede institucional (leia mais nas
páginas 10 e 11).
O projeto foi desenvolvido pelo vice-presidente da OAB SP, Ricardo Luiz
de Toledo Santos Filho, quando exercia o cargo de diretor-tesoureiro da
Ordem paulista, e aprovado por aclamação durante reunião do Conselho
Secional. “Sendo o presidente Caio Augusto Silva dos Santos um firme
idealizador deste projeto e tendo a diretora-tesoureira, Raquel Preto,
encampado esta ideia, é com muita honra que posso dizer que vivemos
hoje um dia histórico para a advocacia”, disse Ricardo Toledo.
Caio Augusto Silva dos Santos afirmou aos presentes que a diretoria
receberá sugestões da classe para os aprimoramentos que forem necessários.
“Estamos abertos a todas as críticas que possam surgir para
caminharmos sempre no mesmo sentido. Nos empenharemos para que
todos os projetos que traçamos sejam implementados no menor espaço
de tempo possível”, observou o dirigente.
O Portal da Transparência torna públicas todas as demonstrações
contábeis e financeiras da Secional, permitindo acompanhamento
mais detalhado e específico das movimentações financeiras e
econômicas. “Na data de hoje damos apenas um primeiro passo
em direção à ampla inserção de todas as informações financeiras
da OAB São Paulo na ferramenta. Nesses 16 dias úteis de
gestão atualizamos informações, já defasadas visto que o projeto
aguardava para entrar em operação”, contou a diretora-tesoureira,
Raquel Preto.
Segundo a advogada, nos próximos meses serão implementadas
ferramentas ao Portal visando ampliar a pesquisa de dados sobre a
Secional e as Subseções. “A diretoria entende que a despeito de não
recebermos recursos públicos, mas pela importância institucional da
OAB – e sendo a Secional de São Paulo a maior do país –, é nossa
obrigação dar bons exemplos e estabelecer os mais altos padrões
comportamentais de gestão”, pontuou.
Para a diretoria da OAB SP, adotar práticas contemporâneas de
governança e compliance conferem ainda mais credibilidade e legitimidade
para que a instituição possa reivindicar os mesmos padrões
de governos e poderes constituídos do Estado.
Primeiras medidas
Acesse o Portal Transparência da OAB SP
http://www.oabsp.org.br/transparencia